quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Métodos de investigação funcional

       O avanço da tecnologia em neuroimagem funcional nos últimos anos está possibilitando maior conhecimento das funções cerebrais.
         
          Métodos de investigação funcional do cérebro:



• Eletroencefalograma (EEG) – através da implantação de eletrodos no crânio registra-se a atividade elétrica no cérebro.




• Magneto-encefalografia (MEG) – registro dos campos magnéticos produzidos pelas atividades elétricas dos neurônios.



• Tomografia por emissão de pósitrons (PET) – produz imagens do organismo pela detecção da radiação emitida por substâncias radiofarmaco que são injetadas no sangue.



• Tomografia óptica (NIR-DOT) - técnica óptica que se utiliza de lasers com comprimentos de onda na faixa do infra-vermelho para extrair informações sobre a dinâmica cerebral a partir de alterações hemodinâmicas corticais. Ela explora determinadas propriedades ópticas da hemoglobina, componente do sangue responsável pela sua cor característica.

• Imagens por ressonância magnética (IRM) - exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético. Possibilita analisar o cérebro em seus diferentes planos.



 ->Espectroscopia por ressonância magnética – permite obter informações do metabolismo, analisar como as células estão funcionando em determinadas regiões do cérebro. Permite ainda, obter imagens funcionais destacando as áreas que estão trabalhando para execução de determinada tarefa.

 

       A tendência atual é o aproveitamento do que há de melhor em cada exame em busca de um melhor resultado.

Referência

  • Vídeo-aula 8: Métodos Investigativos


terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sistema Sensorial

       O sistema sensorial é composto por receptores sensoriais que têm a capacidade de transformar os estímulos em impulsos nervosos, os quais são transmitidos ao sistema nervoso central, que por sua vez, determina as diferentes reações do nosso organismo.


Visão : a informação é levada pelos nervos ópticos ao cérebro.












 



Audição: as ondas sonora percorrem o canal auditivo até o nervo auditivo levando a transmissão ao córtex cerebral onde é feita a interpretação das informações recebidas.
 
Gustação: as papilas gustativas captam as informações químicas das substancias traduzindo-as em impulsos elétricos que são levados ate o cérebro onde é feita a interpretação dessas informações.
 
 
 
 
 


Olfato: as informações são captadas pela cavidade nasal onde são transformadas em impulsos nervos transmitidos ao cérebro que interpreta a sensação.
 
 

Tato: o sistema nervosos periférico é formado por feixes de nervos que conectam todo o corpo com o sistema nervoso central. Em suas extremidades existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque.



Percepção -> Consiste na organização e interpretação das informações obtida pelos sentidos.


Referência

  • Vídeo-aula 7: Neuroanatomia funcional - Sistema Sensorial

Temas tranversais em educação

      De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) , os Temas Transversais compreendem as seguintes áreas: Ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo. Os temas abordados devem estar relacionados a questões importantes e urgentes para a sociedade.

      Na primeira concepção colocada pela professora Valéria, a escola continua organizada em torno das disciplinas tradicionais dando maior importância a elas. Portanto, é importante um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais, relacionando os conteúdos disciplinares com as situações vividas pelos alunos em seu cotidiano. Um dos meios usados para trabalhar os temas transversais são as atividades pontuais realizadas nas escolas, como os projetos semanais propostos pelos professores, ou palestras sobre os temas transversais. A crítica feita em relação a essas formas é a de que o ensino continua sendo feito de forma fragmentada, pois não há uma interação entre os demais componentes curriculares.
       Na segunda concepção, os temas transversais são o eixo vertebrador do currículo, os conteúdos disciplianares deixam de ser a finalidade e passam a ser um meio para apresentar os temas transversais, sendo esse o ponto de partida na formação do sujeito, sem desconsiderar a importância dos conteúdos tradicionais.
       Na terceira concepção, apresenta-se uma reorganização dos componentes curriculares buscando formas para romper com essa fragmentação ainda existente entres as disciplinas e as demais áreas do conhecimento. Pretende-se desenvolver o trabalho pautado nos assuntos relevantes a sociedade, de modo que diferentes campos do conhecimento sejam aplicados.

Referências
  • Vídeo-aula 6: Temas tranversais em educação

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Transversalidade

       Atualmente a escola se coloca com o objetivo de formar para a cidadania, porém a maioria se limita nos conteúdos disciplinares ignorando a formação ética e moral. Vivemos em tempos de profundas mudanças na organização familiar, na sociedade, que tem influenciado os diversos campos da atuação humana, inclusive a educação que a séculos é formalmente estruturada pelos seus sistemas de ensino. Nesse sentido, a escola deve se ver na obrigadação de rever suas práticas, suas metodologias. Os problemas sociais e morais que a sociedade enfrenta hoje têm mostrado que para promover uma existência digna, o conhecimento científico é insuficiente.


       O ensino contemporâneo é marcado por uma fragmentação do conhecimento, onde a organização curricular das disciplinas não permite uma conexão entre elas, impossibilitando ao aluno uma compreensão maior do mundo em que vive e da sociedade. Os próprios professores precisam vencer barreiras para compreender a relação de sua especialidade com as demais áreas do conhecimento.


       É através da transdisciplinaridade que se consegue um diálogo entre as disciplinas, onde os temas abordados são comuns e de responsabilidade de todos os componentes curriculares da escola. Os chamados temas transversais tratam-se de temáticas ético-político-social que visam a melhoria da humanidade, expressam conceitos e valores fundamentais à vida em sociedade.


Referências


  • Video-aula 5: O conceito de transversalidade
  • UNIVESP TV: Tranversalidade e Interdisciplinalidade na educação