O sistema sensorial é composto por receptores sensoriais que têm a capacidade de transformar os estímulos em impulsos nervosos, os quais são transmitidos ao sistema nervoso central, que por sua vez, determina as diferentes reações do nosso organismo.
Visão : a informação é levada pelos nervos ópticos ao cérebro.
Audição: as ondas sonora percorrem o canal auditivo até o nervo auditivo levando a transmissão ao córtex cerebral onde é feita a interpretação das informações recebidas.
Gustação: as papilas gustativas captam as informações químicas das substancias traduzindo-as em impulsos elétricos que são levados ate o cérebro onde é feita a interpretação dessas informações.
Olfato: as informações são captadas pela cavidade nasal onde são transformadas em impulsos nervos transmitidos ao cérebro que interpreta a sensação.
Tato: o sistema nervosos periférico é formado por feixes de nervos que conectam todo o corpo com o sistema nervoso central. Em suas extremidades existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque.
Percepção -> Consiste na organização e interpretação das informações obtida pelos sentidos.
Referência
Vídeo-aula 7: Neuroanatomia funcional - Sistema Sensorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário