quarta-feira, 4 de maio de 2011

Contradições de valores na escola: entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial

Ao longo da história é possível perceber  a busca pelos direitos de pessoas com necessidades especiais. Não podemos ver a inclusão destes alunos como uma "imposição do governo", e sim como uma luta de muitos anos pelo direitos de todos à educação.

Referência
  • Vídeo-aula 8: Contradições de valores na escola: entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial

Crianças e jovens com necessidades especiais na escola - dialética da inclusão/exclusão


Ao ignorar o aluno com necessidades especiais, "a deficiência que é uma parte da vida da criança passa a ser o todo e a criança e a criança passa a ser vista como inteiramente deficiente."

É preciso valorizar os alunos por suas potencialidades e não ignorá-los por suas deficiências ou dificuldades.

Referência
  • Vídeo-aula 7: Crianças e Jovens com necessidades especiais na escola - dialética da inclusão/exclusão

O professor e a diversidade cultural

"Ensinar sobre a diversidade das culturas pode promover o respeito entre os povos."

Referência
  • Vídeo-aula 6: O professor e a diversidade cultural

Papel do professor na mediação cultural

" A arte promove a autoestima do aprendiz, porque possibilita a expressão de cada um construída com base em saber fazer, saber interpretar e valorizar a arte de modo autoral em um contexto de aprendizagem compartilhada."

A arte possibilita a abordagem dos temas tranversais. 


Referência
  • Vídeo-aula 5: Papel do professor na mediação cultural

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ética e saúde na escola: definindo alunos com necessidades especiais

       
       No Brasil , o termo Necessidades Educativas Especiais (NEE), surge mais fortemente a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, do qual defende e reafirma a educação para todos. Desta forma, Salamanca define como portadores de Necessidades educativas Especiais crianças e jovens:
  • De rua ou que trabalham;
  • De origem remota ou população nômade;
  • De grupos desavantajados ou marginalizados;
  • Deficientes e superdotadas.
       O decreto 3298 de 1999, afirma que fazem parte da Educação  Especial  aqueles que possuem: deficiência física, visual, auditiva, mental ou múltipla.

"Não olhe seu aluno por essa terminologia, e sim pelo o que é capaz." Profª Lúcia Tinós

Referência
  • Vídeo-aula 4: Ética e saúde na escola: definindo alunos com necessidades especiais
      

Ética e valores na ação educativa


"A educação tem que ser uma instância privilegiada para se evitar práticas intolerantes, no sentido da exclusão de grupos sociais que estejam participando da escola, não só para evitar, mas de corrigir práticas intolerantes e que vá aumentar o respeito e solidariedade." Profª Kátia Amorim


Referência
  • Vídeo-aula 3: Ética e valores na ação educativa