segunda-feira, 9 de maio de 2011

A legislação como instrumento de inclusão

Documentos que garantem o direito a educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Estes documentos foram produzidos em contextos históricos dos quais buscavam, e ainda buscam, uma sociedade mais justa e igualitária.

Internacionais:
1944 - Declaração Universal dos Direiros Humanos (produzido após a 2ª Guerra, onde muitos direitos estavam sendo negados);
1990 - Conferencia Mundial sobre Educação para todos;
1994 - Declaração de Salamanca ( defesa do princípio de inclusão)
Nacionais:

1988 - Constituição Federal (reafirma o direito a educação aoa indivíduos com NEE);
1996 - Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (assgura aos individuos com NEE um curriculo adaptado, bem como método e recursos educativos que visam atender suas necessidades.)
2000 - Lei 10.098 (visa acessibilidae de pessoas com deficiência);
2001 - Plano Nacional da Educação;
2001 - Decreto nº 3.956 (eliminação de todas as formad de discriminação contra pessoas portadoras de deficiência);
2002 - Lei 10436 (reconhece a Lingua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão);
2007 - Políca Nacional de educação Especial



Referência
  • Vídeo -aula 11: A legislação como instrumento de inclusão

A relação entre professor e aluno


" ... a sala de aula é um lugar de encontro com o conhecimento"



Referência
  • Vídeo-aula 10: A relação entre professor e aluno


Modelos de ensino

Transformismo -> acreditam que o mundo está em constante mudança -> Relacionismo -> o ser humano se constitui por meio das relações -> Construtivismo ou socioconstrutivismo -> acredita que o ser humano é um ser inteligente e ativo no processo de aprendizagem buscando a compreensão do mundo que o cerca. O conhecimento é constituido paulatinamente por meio das experiências sociais.

 X

Fixismo-> o mundo é sempre igual. não há mudança -> Essencialismo -> o homem é imutável -> Inatismo -> o ser humano ao nascer já está pre disposto, já está pronto para o mundo  -> Empirismo -> o ser humano é um papel em branco que tem que receber instruções para se constituir.

Referência
  •  Vídeo-aula 9: Modelos de ensino