sábado, 23 de outubro de 2010

Introdução – Saúde na Escola

            A principal causa de morte no Brasil é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de doenças coronárias e causas externas (violência). São três causas que estão presentes em nosso cotidiano e no ambiente escolar.
            Na escola, a ocorrência dos casos de violência tem se tornado cada vez mais comum. A violência é a principal causa de morte de pessoas na faixa etária de 1 a 39 anos.
            Assim, os assuntos abordados na disciplina de Saúde na Escola serão:
ü      Doenças que influenciam no crescimento físico das crianças;
ü      Transtorno do Déficit de Aprendizagem e Hiperatividade (TDAH);
ü      Violência escolar;
ü      Bullying;
ü      Drogas;
ü      Os veículos de informação e a influencia comportamental;
ü      Estresse;
ü      Depressão;
ü      Saúde do professor.

Referência
  • Vídeo-aula 3: Introdução - Saúde na Escola

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Escola e a Construção de Valores

            O objetivo da escola é promover uma educação para a cidadania. No entanto, o que se pode observar é que a maioria das escolas ainda permanece com seu foco principal nos conteúdos curriculares, deixando de ressaltar problemáticas relevantes para a sociedade.
Para que a escola atinja seus objetivos é preciso que ela se atente na reestruturação: a) dos conteúdos disciplinares, sendo estes que devem ser trabalhados de forma interdisciplinar e transdisciplinar de maneira que contemple, também, as temáticas relevantes para a sociedade; b) Metodologia das aulas – deve-se deixar de lado a idéia de o professor como o único detentor do conhecimento, abrindo espaço para o diálogo de forma que os alunos participem ativamente das aulas, podendo expressar e trocar opiniões.O aluno é o protagonista das aulas; c) O trabalho intencional com valores – deve-se promover no interior da escola situações ressaltem as questões éticas e morais exigidas para uma boa convivência em sociedade; d) As relações interpessoais – o professor deve ser exemplo para seus alunos, de modo que os alunos o veja com respeito  e o admiração, bem como a todos seus colegas; e) Auto-estima -   auto imagem que cada um constrói em sua consciência, é fundamental que o professor tenha plena confiança em seu trabalho transmitindo isso aos seus alunos; f) O auto-conhecimento – ter consciência de seus próprios sentimentos, para assim conhecer também o sentimento do outro; g) Gestão Escolar – as decisões devem deixar de estar centralizadas nas mãos de pequenos grupos. É fundamental que todos participem ativamente das decisões, promovendo desta forma o dialogo e a democracia.

Referência
  • Vídeo-aula 2: A Escoala e a Construção dos valores Morais

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Juízo Moral na Criança

A construção moralidade foi estudada por Jean Piaget por meio de jogos de regras. Desde o nascimento a criança é submetida a regras disciplinares, no entanto não basta a obediência da regra por medo de punição, é necessário que a criança internalize o respeito as regras impostas pela sociedade, família, escola, etc.
Jean Piaget admitiu que a evolução do ser humano ocorre por etapas  sendo a primeira delas denominada anomia. A criança nasce no estado da anomia, ou seja, há uma ausência de regras, ela não sabe distinguir o certo do errado. Com o passar dos anos a criança descobre que existem regras ,impostas pela família ou sociedade, das quais ela deve seguir. Isso se da por meio da interação com a família e outras pessoas, passando então para o estado chamado de Heteronomia. O desenvolvimento moral tende a autonomia, ou seja, o indivíduo tem suas ações mediadas pela consciência, as regras passam a ter caráter de necessidade interna para o indivíduo, seguindo suas convicções superando o egocentrismo e considerando também as demais pessoas.
A maioria das pessoas estaciona na fase de heteronomia, pois muitas vezes a escola ou a família, por meio da coação e do respeito unilateral, obriga a criança a obedecer, não permitindo que ela entenda o sentido do respeito as regras como importante para o convívio em sociedade.










Referência
  • Vídeo-aula 1: O Juizo Moral na Criança