terça-feira, 7 de setembro de 2010

Memória

       A memória é a habilidade de registrar e armazenar as informações através da interação entre o corpo e mundo nos cerca. A memória e o aprendizado estão intimamente relacionados, uma vez que o aprendizado é a aquisição de conhecimentos e a memória é o resgate desses conhecimentos em outros momentos.

       Para que haja memorização, o processo de consolidação das informações passa por três estágios. Tais são:

• Codificação: processa a nova a informação a ser armazenada e subdivide-se em aquisição (registra informações em arquivos sensoriais) e consolidação (cria representação através do tempo);

• Armazenamento: cria e mantém um registro permanente da informação já codificada;

• Evocação utiliza a informação armazenada para criar uma representação consciente ou executar um comportamento aprendido.

      A memorização depende de vários fatores, entre eles o humor e emoção podem alterar o processamento das informações. Nossos sistemas de memória podem estar funcionando adequadamente, porém se estivermos em estado de tensão ou estresse, teremos dificuldades receber, registrar e processar uma informação.
       Em neurociência, a memória relaciona principalmente as áreas cerebrais do amígdala, hipocampo e córtex frontal.

       A memória pode ser classificada de acordo com a função, conteúdo, tempo de retenção, tipo de informação e nível de consciência. Tais são:

• Memória de trabalho: tem pouca duração, é imediata, como exemplo guardar um numero de telefone.

• Memória declarativa: registra fatos. Tais fatos podem ser episódicos (eventos assistidos) ou semânticos (conhecimentos gerais).

• Memória processual: executa procedimentos e habilidades. Por exemplo dirigir, andar de bicicleta.

• Memória sensorial: dura entre 0,2 a 0,5 milésimos de segundo.

• Memória a curto prazo: dura entre 20 a 30 segundos.

• Memória a longo prazo: informação resistente. Depende de fatores como interesse, atenção, repetição. Qualquer informação pode ir para memória de longo prazo.

       As informações podem ser visuais, verbais ou motoras. É preciso avaliação constante de nossas práticas a fim de verificar a melhor forma usada para o aprendizado dos alunos.
       Segundo o nível de consciência, a memória pode ser classificada em Assertiva ou Explícita (processo consciente, memória “cognitiva”) ou em Implícita ou não-assertiva (processos inconscientes, estímulos subliminares, podem gerar respostas emocionais).
       O esquecimento é decorrente da falta de uso das informações armazenadas no cérebro, interferência de novos aprendizados, assim também como fatores biologicos como cansaço, doença, envelhecimento; fatores psicológicos como a desatenção e fatores emocionais.


Referências


  • Vídeo-aula 11: Memória

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Aprendizagem

       A aprendizagem é um processo de mudança interna no indivíduo, obtida através da interação entre os fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
       A educação tem seu foco na aprendizagem, onde o professor exerce o papel de mediador, de co-autor no processo de construção e reconstrução da aprendizagem dos alunos.
       O processo de aprendizagem dá-se a partir das seguintes experiências:

  • Sensação: refere-se à ativação de estruturas sensoriais. Os estímulos incidem sobre os receptores fazendo com que o indivíduo note o mundo que o cerca;
  • Atenção: é fundamental para que a informação seja processada;
  • Concentração: fixação da atenção;
  • Percepção: responsável por processar e interpretar a informação;
  • Memorização: retenção das informações;
  • Aprendizagem: resultado final da retenção das informações.

      Existem quatro tipos de aprendizagem. Tais são:

  • Por habituação: devido a repetição o indivíduo passa a ignorar o que lhe é familiar, focando sua atenção em novos estímulos.
  • Aprendizagem social: reprodução de um comportamento observado. Imitação.


  • Aprendizagem por condicionamento: a partir de um determinado exemplo, demonstração e repetição, o indivíduo executará o comportamento.


  • Por tentativa e erro: a recompensa fortalece a resposta. Por meio de tentativas o indivíduo espera a resposta.

       A aprendizagem Processual refere-se a tarefas que podem ser executadas sem a atenção, como um hábito, e a Declarativa a aprendizagem de tarefas que podem ser lembradas, há uma reflexão antes da execução do comportamento.
       Para que haja aprendizagem é preciso considerar os domínios da aprendizagem. Tais são:

  •  o domínio cognitivo: os conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais relacionadas às habilidades de memorização, compreensão;

  •  o domínio afetivo: os sentimentos, emoções;

  •  o domínio psicomotor: o uso e a coordenação dos músculos cujas habilidades estão relacionadas a movimentos básicos, reflexos, habilidades.

       Não há aprendizagem sem atenção. E há diversos fatores que influenciam na aprendizagem dos alunos, tais como: conflitos psicologicos, o ambiente, sono, doenças, alimentação. Enquanto educadores, devemos pensar e repensar sempre sobre nossas práticas, estarmos abertos a mudanças, sermos flexíveis e, acima de tudo, sermos exemplo a ser seguido!





Refências

  • Vídeo-aula 12: Aprendizagem