quinta-feira, 30 de setembro de 2010

AVC

O Acidente Vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma das maiores causas de morte no mundo. A maioria dos AVC, cerca de 80 % dos casos, são do tipo isquêmico que consiste na oclusão do vaso sanguíneo interrompendo o fluxo de sangue em uma área específica do cérebro, enquanto que no hemorrágico ocorre um rompimento do vaso levando a uma hemorragia local.
Ao presenciar um AVC é importante considerar o tempo do atendimento, pois para os casos de AVC isquêmico as 4,5 primeiras horas são cruciais. Até este período é possível remover quimicamente o coagulo que obstrui o fluxo sanguíneo por meio de uma substancia chamada trobolítico o que poderá modificar a evolução do paciente.

Vários fatores de risco foram comprovados como causa do AVC. Tais são: tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada, obesidade, hipertensão não controlada, entre outros. É importante, desde cedo, a orientação e prevenção. A prática de atividades físicas e uma alimentação saudável é o melhor caminho para evitar tal tragédia, considerando que o AVC pode levar a morte, ou deixa-lo fisicamente debilitado ou, em alguns casos, o paciente pode voltar à vida social completa. Faça sua escolha, e que seja ela pela vida!






Referência

  • Vídeo - aula 22: AVC

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Questões de gênero no cotidiano escolar



A temática gênero ganhou espaço nas propostas educacionais brasileiras, mais especificamente por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
É inegável a diferença de comportamento entre meninos e meninas. Tais difereças devem ser reconhecidas e trabalhadas de forma que  não transforme em vantagem ou desvantagem de nehuma das partes. Desde muito cedo são transmitidos padrões de comportamentos diferenciados para meninos e meninas, padrões que afirmam o que é adequado e permitido para cada sexo.
É importante que na escola a questão de gênero seja abordada , de forma que valorize os direitos iguais para os meninos e as meninas, desvinculando os tabus e os preconceitos, a fim de combater relações autoritárias, questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecida para homens e mulheres e apontar para sua transformação.

Referência
  • Vídeo - aula 21: Prática em sala de aula: questão de gênero

Sentimentos e afetos como tema transversal

A escola tradicional atribui ao desenvolvimento do intelecto, dos aspectos cognitivos e racionais, um lugar de destaque na educação. Porém a sociedade contemporânea tem exigido um trabalho diferenciado pautado na educação em valores, onde os sentimentos e afetos são também objetos de conhecimento.
Um bom caminho para a promoção de tal proposta é transformar os conflitos do cotidiano em instrumentos valiosos na construção da automia que pemitindo aos alunos enfrentarem os diferentes conflitos pessoais e sociais. Os sentimentos, as emoções e os valores devem ser encarados como objetos de conhecimento, considerando que tomar consciência, saber expressar e controlar os próprios sentimentos é um dos aspectos relevantes na resolução de conflitos.


Referências

  • Vídeo – aula 20: Sentimentos e afetos como tema transversal

  • ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: Rompendo a Dicotomia na educação. Disponível em <http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm> . Acesso em 29 de setembro de 2010.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dislexia na escola


Existem alguns transtornos específicos que não são considerados como doença, porém ocorrem devido ao funcionamento inadequado do cérebro. É o caso, por exemplo, da dislexia e o TDAH (transtorno do défit de atenção com hiperatividade), onde no cérebro ocorre um processamento peculiar da leitura e escrita. As funções de percepção, repetição, armazenamento e acesso as informações ficam comprometidas.

A dislexia é uma dificuldade primária de aprendizagem que ocorre em 3 a 4% das crianças em idade escolar sendo as causas ainda não identificadas, porém há a possibilidade de uma questão genética. A dislexia é um transtorno específico de leitura onde há uma dificuldade da criança em reconhecer as letras, decodificar e soletrar.

O professor não é preparado para atender um aluno com dislexia, no entanto quando se depara com o desafio de auxiliar tal aluno é necessário paciência e dedicação. Na maioria das vezes o aluno dislexo sente-se desmotivado, inseguro, desinteressado por não conseguir aprender e acompanhar a classe, portanto cabe ao professor estimular o aluno a descobrir suas capacidades, fazendo as adaptações necessárias para que haja compreensão de tal aluno em relação ao tema trabalhado.
Para identificar um dislexo em sala é preciso observar se há alunos que apresentam, entre outros, tais sinais: troca de letra, dificuldade em associação do som com a letra, leitura lenta, dificuldade no aprendizado do alfabeto, em lembrar o nome das letras. O quanto antes houver a identificação deste aluno, mais eficaz se tornará o tratamento.



Referências
  • Vídeo – aula 19: Outros transtornos comuns - dislexia
  • Univesp TV -  Dislexia: Uma história

Doenças Neurológicas



A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando progressivamente. As doenças parasitárias que antigamente era a causa de muitas mortes, hoje pouco se houve falar.
Os maus hábitos da população alteraram o ranking das causas de morte no País, sendo o Acidente Vascular Cerebral (AVC) o líder do grupo. A verdade é que: cada um colhe o que planta! As escolhas que fazemos hoje refletem diretamente na qualidade de vida futura. A prática de atividades físicas e o hábito de uma alimentação saudável, são os melhores caminhos na busca por uma vida longa e saudável.

Algumas doenças neurológicas estão ganhando destaque, entre elas estão: a) o AVC que consiste em uma interrupção no fluxo sanguíneo em uma região do cérebro interferindo nas funções neurológicas. As causa estão relacionadas a hipertensão, tabagismo, entre outras; b) a Esclerose Múltipla é uma desmielinização  no sistema nervoso central, fazendo com que os impulsos elétricos sejam transmitidos de forma atrasada, lenta; c) o Alzheimer tem como principal característica a perda da memória recente; d) Doença de Parkinson é uma doença degenerativa onde ocorre a perda de produção da dopamina, subtancia responsável pela coordenação e controle de todos os movimentos; e)Epilepsia é normalmente caracterizada por crise convulsivas freqüentes.

Referência

  • Vídeo - aula 18: Neurociência: panorama geral

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pegadogia de projetos


O trabalho com projeto leva em consideração a participação efetiva dos alunos desde o planejamento a execução, cabendo ao professor a orientação e adaptação necessária durante o trabalho. 


Os projetos dão a oportunidade de os alunos compreenderem as diversas áreas do saber por meio da interdisciplinaridade e transversalidade entre as disciplinas, ou seja, de uma forma mais ampla e que faça sentido, para eles,  o estudo do tema proposto.

Referência

  • Vídeo – aula 17: pedagogia de projetos

Crescimento, maturação e plasticidade do SN

      
       O crescimento físico, caracterizado pelo aumento de peso, altura e massa corporal,  acontece mais rápido ate, aproximadamente, os 8 anos de idade, ocorrendo em diferentes fases. Tais são:
  • 0 a 3 anos: o peso praticamente dobra ou triplica em relação ao peso no nascimento, a altura aumenta cerca de 50% e o cérebro permanece em constante desenvolvimento.
  • 3 a 8 anos: o crescimento é estável, o peso aumenta cerca de 9 kg ao ano, a altura 7 a 10 cm ao ano. Meninos e meninas crescem de forma semelhante, havendo pouca diferenciação entre eles em relação ao físico. Os ossos se enrijecem rapidamente.  Ao final desta fase ocorre um maior desenvolvimento da Mielina, substância que envolve a maioria das fibras nervosas e acelera a transmissão dos impulsos nervosos a outras partes do corpo, o que influencia diretamente no desenvolvimento motor (fala, escrita...). O desenvolvimento do cortex cerebral nesta fase promove a melhora das funções motoras, com aquisição do controle motor e surgimento de habilidades motoras mais refinadas. Fase importante para estimular o desenvolvimento cognitivo, pois  a criança passa a expressar sua idéias, sentimentos e imaginação. Importante fase para que a criança aprenda a distinguir o conceito de certo e errado.
  • 8 a 12 anos: aumentos lentos e constantes de altura e peso, maior integração do sistema sensório motor, rápidos ganhos de aprendizagem. As diferenças físicas entre meninos e meninas começam a ficar perceptíveis, atenção focalizada no que ela gosta, desejo de aprender, criatividade.
       O crescimento depende de vários fatores, entre eles:
  • Hereditariedade: coloca limite de crescimento
  • Fatores perinatais: o que aconteceu com a mãe durante a gestação
  •  Nutrição: o excesso ou a falta afeta diretamente no crescimeto
  • Atividade física;
  • Hormônio do crescimento;
  •  Doenças;
  • Estilo de vida;
       A habilidade para modificar organização estrutural e funcionamento do cérebro é chamada plasticidade. É a capacidade do cerebro em adaptar-se a novas experiências e conhecimentos.
Referência
  • Vídeo - aula 16: Crescimento, maturação e plasticidade do SN