O Acidente Vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma das maiores causas de morte no mundo. A maioria dos AVC, cerca de 80 % dos casos, são do tipo isquêmico que consiste na oclusão do vaso sanguíneo interrompendo o fluxo de sangue em uma área específica do cérebro, enquanto que no hemorrágico ocorre um rompimento do vaso levando a uma hemorragia local.
Ao presenciar um AVC é importante considerar o tempo do atendimento, pois para os casos de AVC isquêmico as 4,5 primeiras horas são cruciais. Até este período é possível remover quimicamente o coagulo que obstrui o fluxo sanguíneo por meio de uma substancia chamada trobolítico o que poderá modificar a evolução do paciente.
Vários fatores de risco foram comprovados como causa do AVC. Tais são: tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada, obesidade, hipertensão não controlada, entre outros. É importante, desde cedo, a orientação e prevenção. A prática de atividades físicas e uma alimentação saudável é o melhor caminho para evitar tal tragédia, considerando que o AVC pode levar a morte, ou deixa-lo fisicamente debilitado ou, em alguns casos, o paciente pode voltar à vida social completa. Faça sua escolha, e que seja ela pela vida!
Referência
Vídeo - aula 22: AVC