quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mod. 4 - Leis e epilepsia

- Constituição de 1988 - Saúde é um direito de todo cidadão.
- Lei 8.080/90 - A saúde é direito fundamental do ser humano e responsabilidade do estado prover as condições necessárias.
- Lei 8213/2003 - garante auxílio doença e aposentadoria por invalidez para algumas doenças.
- DF em 2004 -> requerimento de lei que garante às pessoas com epilepsia o direito a todos os meios terapêuticos reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina -> acesso a medicação e cirurgia.

-Delitos e epilepsia -> movimentos  inconscientes, ação imotivada, aus -ncia de premeditação, ação inesperada, agressividade, amnésia pós crise.
- Periculosidade -> é associado a ocorrência de crises.


Referência
  • Vídeo-aula 16: Leis e epilepsia

Mod. 4 - Epilepsia e trabalho

O Trabalho proporciona -> aceitação social, autonomia, liberdade financeira, identidade social, autoestima.

Mercado de trabalho atual -> altamente competitivo

Existe uma maior dificuldade de pessoas com epilepsia em conseguir ou manter o emprego. Isso ocorre devido a alguns fatores:
  • Biológicos: tipo, frequencia, severidade das crises, efeitos colaterais dos medicamentos, imprevisibilidade das crise.
  • Mercado de trabalho: Adequação a atividade (trabalhos que não possam gerar riscos de acidentes).
  • Estigma: esteriótipo negativo, crenças, rótulo de epilético -> geram baixa autoestima, depressão -> o indivíduo não se coloca no mercado de trabalho.
Profissões consideradas impróprias: policiais, bombeiros, babás enfermeiros, motoristas, cirurgiões, trabalhos em altura, controle de maquina ou equipamento, vigias solitários...

Referência
  • Vídeo-aula 15: epilepsia e trabalho

Mod. 4 - A cartografia e a representação dos lugares


- O mapa é um texto ->transmite informaçõespor meio da leitura;
- Promove a leitura crítica com o intuito de verificar os acontecimentos;
- Na escola -> mapas:   trajetos, da escola, do bairro, como era o bairro no passado, idealização de bairro, estudo de mapas antigos, entendimento histórico.
- Mapas -> representam  valores sociais, culturais, políticos, históricos.

A cidade ->  fonte educativa -> objetivo ou conteúdo,


Referência
  • Vídeo-aula 14: A cartografia e a representação dos lugares

Mod 4 - A cidade como projeto educativo


-> Projeto para além dos muros da escola

"O bairro ele não nos ajuda a entender a dimensão social e economica mas também a dimensão cultural daquele grupo que pertence aquela escola."

"A cidade é educadora porque ela tem conceitos, forma de entender a produção do espaço (rede de relações sociais, economicas, políticas, trabalho)"




Referência :
  • Vídeo-aula 13: A cidade como projeto educativo