terça-feira, 31 de agosto de 2010

Temas tranversais em educação

      De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) , os Temas Transversais compreendem as seguintes áreas: Ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo. Os temas abordados devem estar relacionados a questões importantes e urgentes para a sociedade.

      Na primeira concepção colocada pela professora Valéria, a escola continua organizada em torno das disciplinas tradicionais dando maior importância a elas. Portanto, é importante um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais, relacionando os conteúdos disciplinares com as situações vividas pelos alunos em seu cotidiano. Um dos meios usados para trabalhar os temas transversais são as atividades pontuais realizadas nas escolas, como os projetos semanais propostos pelos professores, ou palestras sobre os temas transversais. A crítica feita em relação a essas formas é a de que o ensino continua sendo feito de forma fragmentada, pois não há uma interação entre os demais componentes curriculares.
       Na segunda concepção, os temas transversais são o eixo vertebrador do currículo, os conteúdos disciplianares deixam de ser a finalidade e passam a ser um meio para apresentar os temas transversais, sendo esse o ponto de partida na formação do sujeito, sem desconsiderar a importância dos conteúdos tradicionais.
       Na terceira concepção, apresenta-se uma reorganização dos componentes curriculares buscando formas para romper com essa fragmentação ainda existente entres as disciplinas e as demais áreas do conhecimento. Pretende-se desenvolver o trabalho pautado nos assuntos relevantes a sociedade, de modo que diferentes campos do conhecimento sejam aplicados.

Referências
  • Vídeo-aula 6: Temas tranversais em educação

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