segunda-feira, 21 de março de 2011

A ação educativa ao longo da trajetória escolar


            O professor assume diferentes papeis no decorrer da trajetória escolar. No ensino infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o professor tem a função de “institucionalizar” a escola ao aluno, o que de acordo com a professora Silvia Colello, se refere ao investimento nas esferas afetivas, funcional, cognitiva, linguística, e de ajustamento pessoal, ou seja, mostrar ao aluno o significado da instituição escolar. Na segunda etapa, 3º e 4º do Ensino Fundamental, o papel do professor passa a ser o de “escolarização”, ou seja, fortalecer a relação do aluno com a escola pelas dimensões afetivas, metodológicas, funcional, cognitiva e social. A partir do 5º ano até o Ensino Médio o professor assume o papel de preparar o aluno para a vida social, acolhendo-o de forma a prepará-lo para o convívio em sociedade.

Referência
  • Vídeo-aula 2 - A ação educativa ao longo da trajetória escolar

Papel do professor: instruir ou educar?


             Ao instruir o professor tem como função ensinar, transmitir conhecimentos no cumprimento dos conteúdos programáticos, enquanto que o educar refere-se a desenvolver as faculdades físicas, morais e intelectuais.
        A instrução coleciona fatos, conhecimentos; a educação junta valores. Neste sentido, Georges Gusdorf afirma que “A pedagogia real situa-se para além dos limites de qualquer disciplina” Ou seja, a escola não deve ser vista apenas como um mero espaço transmissão de saberes, mas também como espaço de formação de indivíduos críticos, autônomos de forma que estes sejam preparados para o convívio em sociedade contemplando valores morais e éticos, aprendendo a conviver com as diferenças e a sobressair diante das dificuldades impostas pela sociedade.
        Assim, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve ser vista como um espaço de formação e informação.

Referência:

Vídeo aula 1 - Papel do professor: ensinar ou instruir?