O decorrer da história da educação inclusiva no Brasil mostra que esta sempre esteve muito ligada a área da saúde e todos os aspectos educacionais determinados pelos profissionais da saúde. A partir da década de 60 surgem os serviços educacionais para alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEEs), ainda muito marcada pela visão médica.
A partir da LDB (1961) -> Escolas Especiais (para surdos, cegos, etc.) que contavam com profissionais da saúde orientando o trabalho da equipe pedagógica -> currículo reduzido.
Princípio da integração -> convivência da crianças com necessidades especiais com os "sem deficiência".
Princípio da Inclusão -> Século XXI -> todos tem direito à educação, sem discriminação -> atendimento dos alunos com necessidades especiais preferencialmente na rede regular de ensino -> formação continuada de professores -> acessibilidade arquitetônica.
No entanto: as salas regulares são entendidas como um momento de socialização -> a maioria dos professores não estão preparados para atender alunos com NEEs -> salas superlotadas.
Referência
- Vídeo-aula 12: Como vem sendo organizada a educação especial no país