sábado, 21 de maio de 2011

A cidade educadora

" O professor utiliza os equipamentos e obras de arte presentes no espaço público com o objetivo de expandir o universo cultural dos estudantes "

Aprendizagem -> reflexão -> conteúdos curriculares



Referência:
  • Vídeo aula 17: A cidade educadora



Trajetórias escolares de alunos com deficiência e a EJA


EJA - Modalidade de ensino da rede pública para propiciar a Educação de Jovens e Adultos.

Sujeitos : são compostos pela e na diversidade -> camadas mais empobrecida e marginalizada (Trabalhadores, idosos, população rural, alunos com NEE)

O estudo revela que:
  • dos alunos com NEE que procuram a EJA 43% possuia déficit intelectual (deficiência mental);
  • 51 % dos alunos da EJA vinham da educação especial;
  • dificuldades de permanência do aluno;
  • dificuldade de avanço nas séries para conseguir a certificação.

Referência:
  • vídeo-aula 16: Trajetórias escolares de alunos com deficiência e a EJA

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dados da educação especial


1998 -> 337.326 matrículas de pessoas com necessidades especiais em classes regulares de ensino
2008 -> 700.624 matrículas de pessoas com necessidades especiais em classes regulares de ensino

Tempo de permanência na rede regular: 1 a 4 anos -> as crianças passam mais tempo nas escolas especiais -> ensino descontínuo.

A maioria das crianças com necessidades especiais encontram-se fora da sala de aula.


Referência:
  • Vídeo aula 15: Dados da educação especial

Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente



Aprendizagem: "Construção pessoal a partir das experiências vividas sob a forma de um processo complexo e multifacetado".




Referência
  •  Vídeo-aula 14: Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente

A construção do fracasso escolar


Intrumentos como Saresp, SAEEB, mostram que o conhecimento dos alunos estão aquém do esperado para a série em que se encontram.

Por que o aluno não aprende?
  • Aluno e o mundo: para que aprender se o que interessa é o dinheiro?
  • Mundo e a sociedade: o professor preocupado em ensinar "parou no tempo" -> ensino tradicional -> o mundo que não valoriza a escola e a escola que não fala a linguagem do mundo.
Se o professor ensina, por que o aluno não aprende?
Metodologia de ensino -> falta de dialogia -> desconsideração da diversidade cultural existente na escola.

Dimensão cultural->dimensão social -> dimensão pedagógica -> dimensão política

Referência:
  • Vídeo-aula 13: A construção do fracasso escolar

Como vem sendo organizada a educação especial no país

O decorrer da história da educação inclusiva no Brasil mostra que esta sempre esteve muito ligada a área da saúde e todos os aspectos educacionais determinados pelos profissionais da saúde. A partir da década de 60 surgem  os serviços educacionais para alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEEs), ainda muito marcada pela visão médica.

 A partir da LDB (1961) -> Escolas Especiais (para surdos, cegos, etc.) que contavam com profissionais da saúde  orientando o trabalho da  equipe pedagógica -> currículo reduzido.

Princípio da integração -> convivência da crianças com necessidades especiais com os "sem deficiência".

Princípio da Inclusão -> Século XXI -> todos tem direito à educação, sem discriminação -> atendimento dos alunos com necessidades especiais preferencialmente na rede regular de ensino -> formação continuada de professores -> acessibilidade arquitetônica.

No entanto: as salas regulares são entendidas como um momento de socialização -> a maioria dos professores não estão preparados para atender alunos com NEEs -> salas superlotadas.

Referência
  • Vídeo-aula 12: Como vem sendo organizada a educação especial no país