sábado, 11 de dezembro de 2010

Retardo Mental e Autismo

        O retardo mental  caracteriza-se por uma capacidade intelectual inferior à normal com dificuldades de aprendizado, interação social, que normalmente está presente desde o nascimento ou que se manifesta nos primeiros anos da infância. O grau de retardo mental pode ser leve, moderado ou grave.
       O autismo é definido como um transtorno invasivo do desenvolvimento com prejuizos na interação social, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia. As crianças que apresenta o autismo evita contato visual, não se interssa por coisas interessantes e são indiferentes ao afeto.


Referência
  • Vídeo-aula 12: Retardo mental e autismo

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade

- Principais caracteristicas: desatenção - hiperatividade - impulsividade



- Papel do professor: saber identificar, de forma a promover a participação deste aluno nas aulas.

Referência

Vídeo-aula 11: TDAH

Educação em Valores

" Valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmos."
      O sujeito tem papel ativo na construção de seus valores, ou seja, os valores são por ele construidos no decorrer da vida, sendo que estes podem ser morais ou não, centrais (que o sujeito julga ser mais importante) ou periféricos (dependem da situação moral apresentada).
     Desta forma, a escola deve promover trabalhos pautados na educação em valores contemplando a reflexão sobre as diversas situações enfrentadas pelos alunos.

Referências
  • Video-aula 9: Perspectivas atuais das pesquisas em psicologia moral
  • Video-aula 10: Perspectivas atuais daeducação em valores