sábado, 4 de junho de 2011

Mod. 4 - Epilepsia na escola



A falta de divulgação e conhecimento sobre epilepsia levam a visões equivocadas  sobre esta condição.

Os professores devem conversar com os pais e pedir detalhes sobre este aluno (que tipos de crises, quais as suas limitações) e orientar os alunos sobre epilepsia, no intuito de diminuir o estigma e preconceito.

Referência
  • Vídeo-aula 12: Epilepsia na escola

Mod. 4 - Transtornos cognitivos e a epilepsia

Os transtornos cognitivos de alunos com epilepsia podem ser decorrentes de: lesão estrutural, disfunção do tecido cerebral por crises, efeito tóxico-medicamentoso, fatores psicossociais.

O aprendizado exige atenção -> o conhecimento retido na memória -> exercício  de memorizaçao ->  boa noite de sono é fundamental.

Tipo de epilepsia -> frequencia das crises -> influencia no cognitivo do aluno -> é necessário uma maior atenção com estes alunos.


Referência

Vídeo-aula 11: Transtornos cognitivos e a epilepsia

Mod. 4 - Democracia e educação em direitos humanos

Democracia vai  além de escolher em quem votar -> modo de conduzir as vidas -> proposição ética e moral -> como as relações devem ser regidas.

"A escola deve preparar o individuo para que ele pense  e dirija-se por si só  com responsabilidade e compromisso, num ambiente promotos dos direitos humanos."

" É através de  uma educação em direitos humanos, da consciência dos direitos que a gente vai tentar construir uma sociedade com uma cultura da paz com uma cultura que respeite e promova os direitos humanos."

Educação em direitos humanos -> apreensão de conhecimentos-> entender quais são os direitos -> afirmação dos valores-> atitudes e práticas que expressem direitos humanos ->  formação de uma consciência  cidadã-> desenvolvimento dos processos metodológicos -> metodologia que exercitem a democracia e fortalecimento de práticas individuais e sociais -> iniciativa, protagonismo dos alunos.

Dimensão didático-pedagógica -> EDH -> Pluridisciplinaridade -> transdisciplinaridade -> interdisciplinaridade.



Referência
  • Vídeo-aula 10: Democracia e educação em direitos humanos

Mod. 4 - Educação comunitária e escola


Educação comunitária:  caracteriza-se pela democratização do espaço, das relações de  participação de todos os envolvidos e da melhoria da qualidade da educação.

Objetivo: formar sujeitos críticos, responsáves por suas ações, relações, conflitos e decisões que ocorrem na comunidade onde está inserido.

Educação comunitária -> ampliação dos conteúdos escolares -> contextualização de acordo com  a realidade dos alunos -> resolução de conflitos.

Cidade educadora ->  a sociedade educa -> aprender na cidade > intituições cidadãs -> professor -> promover uma visão crítica em relação ao que aprende na cidade é relevante e o que vai contra os principios de uma sociedade democrática.

Escola -> mapeamento do bairro -> locais, organizações e pessoas que possam participar do processo educativo dos alunos -> estender o espaço educativo para elém dos muros da escola ->  trilha educativa -> projetos interdisciplinares -> temas relevantes.



Referência:
  • Vídeo-aula 9: Educação comunitária e escola

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mod. 4 - Transtornos comportamentais e epilepsia

Principais transtornos comportamentais: birra, irritação, explosividade, agressividade, instabilidade de humor, dificuldade de relacionamentos, hiperemotividade, dependência afetiva, depressão, psicose, agitação, falta de atenção, hiperatividade infantil, aumento ou diminuição da libido, viscosidade e medo.

Comportamentos inadequados -> papel da escola: conversar com os pais ; promover a discussão; expor os limites oferecendo modelos corretos de conduta.

A depressão é o Transtorno mais comum. Pode ser caracterizada como; a) depressão crônica (leve) - ansiedade, irritabilidade, hostilidade, sintomas melancólicos ; b) CPC - transtorno depressivo maior, sendo necessário o uso de medicamentos.
Motivos da depressão na epilepsia: estigma e preconceito, falta de emprego, dificuldade acadêmica, dificuldade de relacionamento social.


Referência
  • Vídeo-aula 8: Transtornos comportamentais e epilepsia

Mod. 4 - Epilepsia nas diferentes fases da vida



Infância -> Período de aquisição e desenvolvimento de habilidades e competências -> nesta fase a criança está construindo sua personalidade, sendo influenciada pelo meio em que vive -> a relação entre pais e filhos é muito importante -> os pais devem se informar em como proceder com a criança com epilepsia para não agir de forma incorreta restringindo a criança de alguma atividades -> mensagens positivas: as crianças criam auto confiança -> mensagens negativas: a criança entende que  não pode fazer nada ou pode fazer tudo, tornando-se uma pessoa insegura -> dificuldades: desempenho escolar, estigma, interação social, baixa autoestima -> Orientações a professores, coordenadores e alunos.

Adolescência -> Período de mudanças e busca de novidades, autonomia, independência, bem estar social -> a epilepsia influencia na autonomia, relacionamentos sociais, estudos e futuro, autoestima e humor, restrição de atividades -> crises imprevisíveis ->preconceito.

Fase adulta -> Pessoas mais estabilizadas emocionalmente -> a epilepsia influencia no emprego (aumento da taxa de desemprego)-> baixo índice de casamento -> contato social prejudicado -> baixa autoestima -> problemas na sexualidade.


 Divulgação de informações sobre epilepsia -> diminuição de estigma e preconceito.

Referência
  • Vídeo-aula 7: Epilepsia nas diferentes fases da vida

Mod. 4 - Educação comunitária e questões de gênero na escola

Conflitos de gêneros (relatos dos alunos): conflitos amorosos, traições, separação, violência contra o homem, violência contra o casal, violência contra a mulher.

Resolução de conflitos dividida em categoria:
  • não moral: não há principios morais e éticos envolvidos;
  • mágica: "esse problema está nas mãos de Deus";
  • moral:  princípio de justiça  e igualdade.
Formas de intervenção: Projetos interdisciplinares e transversais.
Referência

  • Vídeo-aula 6: Educação comunitária e questões de gênero na escola

Mod. 4 - Protagonismo juvenil e participação escolar

Protagonismo juvenil: escola deve incentivar a participação dos alunos no funcionamento da escola como forma de construção de valores e cidadania.

"A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade cotemporânea e garantir uma formação política que permita aos jovens participar da vida social de forma mais crítica dinâmica e autônoma."

Metodologia de ensino -> problemas -> contextualização da realidade -> busca de solução.


Referência
  • Video-aula 5 : Protagonismo juvenil e participação escolar