Atualmente a escola se coloca com o objetivo de formar para a cidadania, porém a maioria se limita nos conteúdos disciplinares ignorando a formação ética e moral. Vivemos em tempos de profundas mudanças na organização familiar, na sociedade, que tem influenciado os diversos campos da atuação humana, inclusive a educação que a séculos é formalmente estruturada pelos seus sistemas de ensino. Nesse sentido, a escola deve se ver na obrigadação de rever suas práticas, suas metodologias. Os problemas sociais e morais que a sociedade enfrenta hoje têm mostrado que para promover uma existência digna, o conhecimento científico é insuficiente.
O ensino contemporâneo é marcado por uma fragmentação do conhecimento, onde a organização curricular das disciplinas não permite uma conexão entre elas, impossibilitando ao aluno uma compreensão maior do mundo em que vive e da sociedade. Os próprios professores precisam vencer barreiras para compreender a relação de sua especialidade com as demais áreas do conhecimento.
É através da transdisciplinaridade que se consegue um diálogo entre as disciplinas, onde os temas abordados são comuns e de responsabilidade de todos os componentes curriculares da escola. Os chamados temas transversais tratam-se de temáticas ético-político-social que visam a melhoria da humanidade, expressam conceitos e valores fundamentais à vida em sociedade.
Referências
- Video-aula 5: O conceito de transversalidade
- UNIVESP TV: Tranversalidade e Interdisciplinalidade na educação
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