quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projetos

A idéia de projetos tornou-se fundamental no trabalho transdisciplinar, pois além de manter os alunos interessados e motivados, lhes da à oportunidade de descobrir, manifestar e construir seu conhecimento.
É da natureza humana planejar. Nossas ações são decorrentes de objetivos, avaliando sempre as conseqüências que podem surgir. Os projetos são, portanto, ações conscientes do sujeito.
Os projetos estão diretamente relacionados com os valores, pois ao projetar definimos metas e organizamos tarefas. Tais metas devem ser discutidas, a fim de considerar o que deve ser cultivado ou combatido, conservado ou transformado.

Referência

  • Vídeo - aula 14: Projetos

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Conhecimento em rede

A construção do conhecimento deve ser vista como uma rede pela qual os alunos tem acesso as diferentes áreas do saber podendo relacioná-las quando assim necessário. A idéia de que os alunos são baldes vazios a serem preenchidos ficou ultrapassada.
O conhecimento como rede parte da idéia de uma grande teia onde os nós são os conceitos, as idéias, os significados e os fios que compõem os nós são as relações estabelecidas entre as abstrações e o mundo que nos cerca. Cabe a escola enriquecer e desenvolver estas relações.
O conhecimento não tem um centro. O que existem são centros de interesse do qual tudo se irradia, permitindo o tratamento de determinado tema sob várias perspectivas distintas, seguindo as pressuposições cartesianas de enca­deamento, pois tudo ocorre numa determinada sequência, entretanto, de uma forma mais complexa devido ao emaranhado de conecções na qual os conteúdos são organizados de formas significativas.

Referência

  • Vídeo-aula 13: Conhecimento em rede

domingo, 12 de setembro de 2010

Ciência e Educação

       A ciência é um aprendizado de linguagens. O ensino de ciências deve estimular o raciocínio lógico e a curiosidade, auxiliando os alunos para que se tornem aptos a enfrentar os desafios vindos da sociedade, ajudando-os a discutir, compreender e refletir os temas científicos do cotidiano.

       Ao contrário do que se pensa, a ciência não é só “coisa de cientista”, ela está presente na vida de todos. É importante que os alunos percebam que podem usar a ciência como um instrumento, aplicando os conhecimentos adquiridos em sua vida cotidiana. A mera leitura e compreensão de um rótulo permitem o uso da ciência como um instrumental prático.




        Assim, a Ciência apresenta-se como uma visão de mundo, como a compreensão do que nos cerca. Para que a aprendizagem da ciência atinja seus objetivos é fundamental a interação entre os professores, pautando seus trabalhos em projetos e atividades em grupos que favoreçam a aprendizagem e aplicação dos conceitos.

Referência

  • Vídeo aula 9 - Ciência e Educação