sábado, 25 de setembro de 2010

Ritmos circadianos: Sono – vigília

Os rítmos circadianos referem-se às 24 horas do dia do qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano, diretamente influenciado pela luz solar.
Durante as 24, o cérebro libera hormônios que se manifestam em diferentes órgãos do corpo. Por exemplo, a liberação o cortisol, hormônio que afeta o metabolismo e o sistema imune, é maior no período da manhã, diminuindo gradualmente durante o dia. O hormônio do crescimento, por sua vez, aumenta com o sono em crianças. Os níveis máximos são atingidos nas primeiras duas horas de sono. Se a criança apresenta distúrbios do sono, a produção de tal hormônio cai, prejudicando seu desenvolvimento físico.
A polissonografia, exame que faz o registro completo da atividade elétrica cerebral é indicado para diagnóstico de diversos distúrbios do sono, como sonambulismo, terror noturno, entre outros.

        É na escola que os primeiros sintomas da falta de sono são percebidos. O desempenho cai devido à dificuldade de concentração e baixo rendimento nas atividades. Uma boa noite de sono é fundamental para uma vida saudável e um bom desempenho físico e mental. É durante o sono que as os conhecimentos adquiridos durante o dia são processados e armazenados.

Referências

  • Vídeo - aula 15: Ritmos biológicos : ciclo sono - vigília