sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mod. 4 - Epilepsia

A epilepsia é a condição neurológica mais frequente no mundo -> Estima-se  1 a 2% dos brasileiros  -> a epilepsia é tratável -> O conhecimento é fundamental na luta contra o preconceito -> A pessoa com epilepsia pode praticar esportes, trabalhar e viver como qualquer outra pessoa -> Cerca de 50% dos casos de epilepsia tem início ainda na infância ou adolescência. Sendo que nas diferentes fases da vida, a epilepsia interfere de mesma forma, ou seja, nas relações sociais, na autoestima -> As crises  epiléticas podem ser parciais ou focais (começam em uma parte do cérebro), generalizadas (começam no cérebro como um todo)-> as crises dependem da região afetada do cérebro -> a mais comum é a convulsão e crises de ausência-> As causas podem ser genéticas, indetificáveis (AVC, traumatismo), sem causa -> O tratamento pode ser por medicamentos que evitam as crises ou por cirurgia.

Referência
  • Vídeo aula 4: Recapitulando

Mod. 4 - Epilepsia: aspectos psicosociais e interação com a sociedade
















Introdução aos assuntos que serão abordados nas aulas seguintes.

Referência
  • Vídeo aula 3 : Epilepsia: aspectos psicosociais e interação com a sociedade

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mod. 4 - Fórum escolar de ética e cidadania

O fórum  parte da ideia de um programa do Ministério da Educação chamado Ética e cidadania na Escola,  tem como intuito articular os diversos segmentos da comunidade escolar e não escolar, de forma a promover discussões de temáticas relevantes  para a sociedade.



Referência
  • Vídeo-aula 2: Fórum escolar de ética e cidadania

Mod. 4 - A escola e as relações com a comunidade


A escola tem como responsabilidade o desenvolvimento de projetos que contemplem e discutam questões relevantes para a sociedade (violência, drogas, meio ambiente, sexualidade, etc). Tais projetos devem estar vinculados ao currículo escolar.
                                         
Referência:
  • vídeo-aula 1: A escola e as relações com a comunidade

Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas



Desafios da inclusão -> mudanças na pedagogia -> novos modelos de ensino -> aprendizagem do aluno -> como o aluno aprende.

Atualmente -> aprendizagem -> integração curricular -> desafio : atender a diversidade ->  promover o sucesso escolar de todas as crianças



 


Referência
  • Vídeo-aula 24: Modelos de ensino:  das concepções docentes às práticas pedagógicas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Complexidade do desenvolvimento e educação de pessoas com necessidades especiais

O professor espera que todos entendam ao mesmo tempo, regularidade no processo de aprendizagem.

Essa forma de pensamento "fere, na verdade, noções de desenvolvimento e prendizagem que considera a complexidade (...) essa complexidade deve ser considerada para ser trabalhada com os alunos de forma produtiva."

Crianças com deficiências sensoriais tem o problema de aprendizagem amenizado por recursos tecnologicos e profissionais.
  • Criança cega ou  com baixa visão -> braile;
  • Crianças com surdez profunda ->: Língua de sinais (Libras);
  • Crianças com deficiência auditiva leve->aparelhos auditivos;
  • Deficiente físico -> Computadores, cadeiras adaptadas.
     
Deficiente intelectual -> Também é capaz de construir e desenvolver seus conhecimentos dentro de suas limitações -> Plasticidade cerebral -> potencial para recuperação funcional -> diagnóstico -> características específicas -> potenciais diferentes.

Referência
  • Vídeo-aula 23: Complexidade do desenvolvimento e educação de pessoas com necessidades especiais




Professor leitor

"Leitura é um aprendizado"

O professor deve: ser grande leitor -> ter o hábito da busca por conhecimento -> ser um mestre inspirador.

" O professor que não está habituado a ler, que não é um leitor apaixonado e obcecado pela leitura, como poderá, ele, convencer o aluno de que ler é algo fascinante,  necessário e importante?"


Referência
  • vídeo-aula 22: professor leitor

A complexidade da constituição docente


O professor deve: equilibrar o instruir e educar -> mediador da cultura -> saber lidar com a diversidade ->  ter diretrizes claras de trabalho -> sintozizar sua ação com o processo cognitivo do aluno -> superar as barreiras da escola.

A precarização do trabalho docente -> O professor com tantas responsabilidades -> esquece de viver -> adoece.




Referência
  • Vídeo-aula 21: A complexidade da constituição docente

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A complexidade no estudo dos processos de desenvolvimento humano


" O desenvolvimento da criança, para ele acontecer, depende de um conjunto grande de fatores, que envolve não só a mãe, mas as relações com a própria família."

Desenvolvimento -> sistema de relações -> família -> vizinhos -> escola -> colegas -> professores.





Referência
  • Vídeo-aula 20: A complexidade no estudo dos processos de desenvolvimento humano

O todo pela parte: reflexões sobre o estigma

 

"O estigma é um atributo que produz um amplo descrédito na vida do sujeito; em situações extremas, é nomeado como "defeito", "falha"ou desvantagem em relação ao outro (...) Para os estigmatizados, a sociedade reduz as oportunidades, esforços e movimentos, não atribui valor, impõe a perda da identidade social e determina uma imagem deteriorada, de acordo com o modelo que convém à sociedade. O social anula a individualidade e determina o modelo que interessa para manter o padrão de poder, anulando todos os que rompem ou tentam romper com esse modelo. O diferente passa a assumir a categoria de "nocivo", "incapaz", fora do parâmetro que a sociedade toma como padrão. Ele fica à margem e passa a ter que dar a resposta que a sociedade determina. O social tenta conservar a imagem deteriorada com um esforço constante por manter a eficácia do simbólico e ocultar o que interessa, que é a manutenção do sistema de controle social." (MELO)

Referência

A escola e as instituições culturais


"A parceria com as instituições culturais (museus e casas de cultura ) permite que se aprenda sobre objetos que engrandece, expandem o conteúdo que é tratado na sala de aula." Essa parceria favorece a realização de projetos interdisciplinar.

Referência: 
  • Vídeo -aula 18: A escola e as instituições culturais