quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Distúrbios alimentares – Anorexia, Bulimia e Obesidade

              Uma alimentação saudável tem grande importância em nossa vida diária. Os distúrbios alimentares podem ocorrer devido a interação de fatores biológicos, familiares e socioculturais.

            A adolescência é uma fase de grande vulnerabilidade para a ocorrência de distúrbios, influenciando assim no desenvolvimento e crescimento do indivíduo. 
            Dentre os transtornos alimentares, destacam-se: a) Anorexia Nervosa; b) Bulimia Nervosa; c) Transtornos Alimentares não Especificados; d) Anorexia Nervosa Atípica; e) Bulimia Nervosa Atípica; f) Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica, entre outros.
            O transtorno alimentar é uma doença multifatorial, suas causas podem ser genéticas, por alterações hormonais, alterações psiquiátricas, entre outras.
            Os indivíduos que sofrem de Anorexia apresentam uma preocupação excessiva com o peso e sua forma corporal, achando-se sempre acima do peso, fazem dietas irregulares autoimpostas em uma busca desenfreada pela magreza. Devido a desnutrição grave, os pacientes com anorexia correm grande risco de óbito.

            A bulimia nervosa caracteriza-se pela ingestão em excesso de alimento com perda de controle. O medo de engordar e a culpa pela ingestão alimentar levam o individuo a métodos compensatórios como vomito, laxantes, diuréticos.

            A obesidade é uma doença complexa que ocorre devido ao armazenamento excessivo de energia no tecido adiposo. Os fatores que levam a obesidade podem ser genéticos, comportamentais ou ambientais.          Ter um dos pais obesos aumenta o risco de obesidade da criança, pois alem da genética há também os hábitos alimentares inadequados dos pais que influenciam na alimentação do filho. Dentre os fatores ambientais destacam-se, a renda familiar, a urbanização (facilidade de acesso aos alimentos).



Referência
  • Vídeo-aula 8: Distúrbios alimentares – Anorexia, Bulimia e Obesidade

Crescimento, desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares

       Existem diversos fatores que influenciam diretamente no crescimento de uma criança. Dentre eles, destacam-se:
  • Nutrição (Excesso de peso ou desnutrição);
  • A pratica de atividade física;
  • Sono ( visto que o hormônio do crescimento é liberado durante o sono profundo)
  • Doenças crônicas;
  • Genética (o crescimento depende da altura dos pais).
       O crescimento pode ser dividido em três fases:
  • Crescimento na primeira infância – entre 1 e 3 anos: período de maior crescimento pos natal.
  • Crescimento na segunda infância – entre 4 e 8 anos:  crescimento estável, podendo a criança ganhar de 4 a 8 centímetros ao ano.
  • Puberdade – entre 9 e 17 anos: grandes transformações físicas e emocionais do indivíduo.
            O estirão puberal (período de maior crescimento) é mais precoce nas meninas ocorrendo logo no início da puberdade, geralmente 6 meses antes e 6 meses depois da menarca, durando pouco tempo o que acarreta em uma  estatura mais baixa. Nos meninos o primeiro sintoma do crescimento puberal é o crescimento dos testículos e pelos.
            É importante o acompanhamento do crescimento da criança em todas as fases por meio da analise dos gráficos de crescimento, avaliando estatura e peso e observação da idade de inicio dos caracteres sexuais secundários.

Referência
  • Video-aula 7: Crescimento, desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Construção Psicológica dos Valores

 
                  Sob um ponto de vista psicológico, entende-se por valor aquilo que gostamos e construímos a partir da projeção de nossos sentimentos.
            Durante toda nossa vida, construímos valores que caracterizam nossa personalidade. Tais valores podem ser mudados e transformados a todo instante, ou seja, aquilo que não tem um valor para mim hoje não significa que não terá um valor daqui a algum tempo.
            A família, a escola e a sociedade são responsáveis por definir os valores considerados essenciais na construção da identidade de cada indivíduo. Tais valores, que muitas vezes não aparecem no currículo escolar, estão ficando esquecidos  tornando-se cada vez mais difícil uma educação pautada na formação moral que vise preparar os alunos para o exercício da cidadania.
            É importante uma reconfiguração da escola de forma que contemple valores como a solidariedade, a cooperação, honestidade, respeito, entre outros, a fim de garantir a todos uma vida digna.
Referência
  • Vídeo-aula 6: A Construção Psicológica dos Valores

Educação e Ética

        
              Desde o seu nascimento o ser humano se relaciona com regras e valores da sociedade em que está inserido. A primeira sociabilidade que o individuo estabelece é com a família. A escola é uma transição do indivíduo para a vida em sociedade sendo ela a instituição responsável por preparar-los para o exercício da cidadania.
            A ética, na maioria das vezes, se forma por via de exemplos. O indivíduo esta sujeito a influencia do meio social onde vive, da família e dos meios de comunicação que podem estabelecer certos modelos de comportamento.
            Atualmente, a ética é definida como o comportamento escolhido pelo individuo, enquanto a moral é tida como o conjunto de princípios, regras que norteiam o comportamento humano.
            A escola, instituição pela qual se espera que passem todos os individuos da sociedade, depara-se por diversas vezes com as diferenças de valores e interesses. É nessa relação com o diferente que se permite preparar os alunos para a democracia de forma que eles consigam estabelecer um comportamento  exigido para o convivio em sociedade.

Referência
  • Video-aula 5: Educação e Ética