Uma alimentação saudável tem grande importância em nossa vida diária. Os distúrbios alimentares podem ocorrer devido a interação de fatores biológicos, familiares e socioculturais.
A adolescência é uma fase de grande vulnerabilidade para a ocorrência de distúrbios, influenciando assim no desenvolvimento e crescimento do indivíduo.
Dentre os transtornos alimentares, destacam-se: a) Anorexia Nervosa; b) Bulimia Nervosa; c) Transtornos Alimentares não Especificados; d) Anorexia Nervosa Atípica; e) Bulimia Nervosa Atípica; f) Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica, entre outros.
O transtorno alimentar é uma doença multifatorial, suas causas podem ser genéticas, por alterações hormonais, alterações psiquiátricas, entre outras.
Os indivíduos que sofrem de Anorexia apresentam uma preocupação excessiva com o peso e sua forma corporal, achando-se sempre acima do peso, fazem dietas irregulares autoimpostas em uma busca desenfreada pela magreza. Devido a desnutrição grave, os pacientes com anorexia correm grande risco de óbito.
A bulimia nervosa caracteriza-se pela ingestão em excesso de alimento com perda de controle. O medo de engordar e a culpa pela ingestão alimentar levam o individuo a métodos compensatórios como vomito, laxantes, diuréticos.
A obesidade é uma doença complexa que ocorre devido ao armazenamento excessivo de energia no tecido adiposo. Os fatores que levam a obesidade podem ser genéticos, comportamentais ou ambientais. Ter um dos pais obesos aumenta o risco de obesidade da criança, pois alem da genética há também os hábitos alimentares inadequados dos pais que influenciam na alimentação do filho. Dentre os fatores ambientais destacam-se, a renda familiar, a urbanização (facilidade de acesso aos alimentos).
Referência
- Vídeo-aula 8: Distúrbios alimentares – Anorexia, Bulimia e Obesidade