O crescimento físico, caracterizado pelo aumento de peso, altura e massa corporal, acontece mais rápido ate, aproximadamente, os 8 anos de idade, ocorrendo em diferentes fases. Tais são:
- 0 a 3 anos: o peso praticamente dobra ou triplica em relação ao peso no nascimento, a altura aumenta cerca de 50% e o cérebro permanece em constante desenvolvimento.
- 3 a 8 anos: o crescimento é estável, o peso aumenta cerca de 9 kg ao ano, a altura 7 a 10 cm ao ano. Meninos e meninas crescem de forma semelhante, havendo pouca diferenciação entre eles em relação ao físico. Os ossos se enrijecem rapidamente. Ao final desta fase ocorre um maior desenvolvimento da Mielina, substância que envolve a maioria das fibras nervosas e acelera a transmissão dos impulsos nervosos a outras partes do corpo, o que influencia diretamente no desenvolvimento motor (fala, escrita...). O desenvolvimento do cortex cerebral nesta fase promove a melhora das funções motoras, com aquisição do controle motor e surgimento de habilidades motoras mais refinadas. Fase importante para estimular o desenvolvimento cognitivo, pois a criança passa a expressar sua idéias, sentimentos e imaginação. Importante fase para que a criança aprenda a distinguir o conceito de certo e errado.
- 8 a 12 anos: aumentos lentos e constantes de altura e peso, maior integração do sistema sensório motor, rápidos ganhos de aprendizagem. As diferenças físicas entre meninos e meninas começam a ficar perceptíveis, atenção focalizada no que ela gosta, desejo de aprender, criatividade.
O crescimento depende de vários fatores, entre eles:
- Hereditariedade: coloca limite de crescimento
- Fatores perinatais: o que aconteceu com a mãe durante a gestação
- Nutrição: o excesso ou a falta afeta diretamente no crescimeto
- Atividade física;
- Hormônio do crescimento;
- Doenças;
- Estilo de vida;
A habilidade para modificar organização estrutural e funcionamento do cérebro é chamada plasticidade. É a capacidade do cerebro em adaptar-se a novas experiências e conhecimentos.
Referência
- Vídeo - aula 16: Crescimento, maturação e plasticidade do SN
Nenhum comentário:
Postar um comentário