quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sentimentos e afetos como tema transversal

A escola tradicional atribui ao desenvolvimento do intelecto, dos aspectos cognitivos e racionais, um lugar de destaque na educação. Porém a sociedade contemporânea tem exigido um trabalho diferenciado pautado na educação em valores, onde os sentimentos e afetos são também objetos de conhecimento.
Um bom caminho para a promoção de tal proposta é transformar os conflitos do cotidiano em instrumentos valiosos na construção da automia que pemitindo aos alunos enfrentarem os diferentes conflitos pessoais e sociais. Os sentimentos, as emoções e os valores devem ser encarados como objetos de conhecimento, considerando que tomar consciência, saber expressar e controlar os próprios sentimentos é um dos aspectos relevantes na resolução de conflitos.


Referências

  • Vídeo – aula 20: Sentimentos e afetos como tema transversal

  • ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: Rompendo a Dicotomia na educação. Disponível em <http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm> . Acesso em 29 de setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário