A aprendizagem é um processo de mudança interna no indivíduo, obtida através da interação entre os fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
A educação tem seu foco na aprendizagem, onde o professor exerce o papel de mediador, de co-autor no processo de construção e reconstrução da aprendizagem dos alunos.
O processo de aprendizagem dá-se a partir das seguintes experiências:
- Sensação: refere-se à ativação de estruturas sensoriais. Os estímulos incidem sobre os receptores fazendo com que o indivíduo note o mundo que o cerca;
- Atenção: é fundamental para que a informação seja processada;
- Concentração: fixação da atenção;
- Percepção: responsável por processar e interpretar a informação;
- Memorização: retenção das informações;
- Aprendizagem: resultado final da retenção das informações.
Existem quatro tipos de aprendizagem. Tais são:
- Por habituação: devido a repetição o indivíduo passa a ignorar o que lhe é familiar, focando sua atenção em novos estímulos.
- Aprendizagem social: reprodução de um comportamento observado. Imitação.
- Aprendizagem por condicionamento: a partir de um determinado exemplo, demonstração e repetição, o indivíduo executará o comportamento.
- Por tentativa e erro: a recompensa fortalece a resposta. Por meio de tentativas o indivíduo espera a resposta.
A aprendizagem Processual refere-se a tarefas que podem ser executadas sem a atenção, como um hábito, e a Declarativa a aprendizagem de tarefas que podem ser lembradas, há uma reflexão antes da execução do comportamento.
Para que haja aprendizagem é preciso considerar os domínios da aprendizagem. Tais são:
o domínio cognitivo: os conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais relacionadas às habilidades de memorização, compreensão;
o domínio afetivo: os sentimentos, emoções;
o domínio psicomotor: o uso e a coordenação dos músculos cujas habilidades estão relacionadas a movimentos básicos, reflexos, habilidades.
Não há aprendizagem sem atenção. E há diversos fatores que influenciam na aprendizagem dos alunos, tais como: conflitos psicologicos, o ambiente, sono, doenças, alimentação. Enquanto educadores, devemos pensar e repensar sempre sobre nossas práticas, estarmos abertos a mudanças, sermos flexíveis e, acima de tudo, sermos exemplo a ser seguido!
Vídeo-aula 12: Aprendizagem
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