segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Aprendizagem

       A aprendizagem é um processo de mudança interna no indivíduo, obtida através da interação entre os fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
       A educação tem seu foco na aprendizagem, onde o professor exerce o papel de mediador, de co-autor no processo de construção e reconstrução da aprendizagem dos alunos.
       O processo de aprendizagem dá-se a partir das seguintes experiências:

  • Sensação: refere-se à ativação de estruturas sensoriais. Os estímulos incidem sobre os receptores fazendo com que o indivíduo note o mundo que o cerca;
  • Atenção: é fundamental para que a informação seja processada;
  • Concentração: fixação da atenção;
  • Percepção: responsável por processar e interpretar a informação;
  • Memorização: retenção das informações;
  • Aprendizagem: resultado final da retenção das informações.

      Existem quatro tipos de aprendizagem. Tais são:

  • Por habituação: devido a repetição o indivíduo passa a ignorar o que lhe é familiar, focando sua atenção em novos estímulos.
  • Aprendizagem social: reprodução de um comportamento observado. Imitação.


  • Aprendizagem por condicionamento: a partir de um determinado exemplo, demonstração e repetição, o indivíduo executará o comportamento.


  • Por tentativa e erro: a recompensa fortalece a resposta. Por meio de tentativas o indivíduo espera a resposta.

       A aprendizagem Processual refere-se a tarefas que podem ser executadas sem a atenção, como um hábito, e a Declarativa a aprendizagem de tarefas que podem ser lembradas, há uma reflexão antes da execução do comportamento.
       Para que haja aprendizagem é preciso considerar os domínios da aprendizagem. Tais são:

  •  o domínio cognitivo: os conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais relacionadas às habilidades de memorização, compreensão;

  •  o domínio afetivo: os sentimentos, emoções;

  •  o domínio psicomotor: o uso e a coordenação dos músculos cujas habilidades estão relacionadas a movimentos básicos, reflexos, habilidades.

       Não há aprendizagem sem atenção. E há diversos fatores que influenciam na aprendizagem dos alunos, tais como: conflitos psicologicos, o ambiente, sono, doenças, alimentação. Enquanto educadores, devemos pensar e repensar sempre sobre nossas práticas, estarmos abertos a mudanças, sermos flexíveis e, acima de tudo, sermos exemplo a ser seguido!





Refências

  • Vídeo-aula 12: Aprendizagem


 








Nenhum comentário:

Postar um comentário