Infância -> Período de aquisição e desenvolvimento de habilidades e competências -> nesta fase a criança está construindo sua personalidade, sendo influenciada pelo meio em que vive -> a relação entre pais e filhos é muito importante -> os pais devem se informar em como proceder com a criança com epilepsia para não agir de forma incorreta restringindo a criança de alguma atividades -> mensagens positivas: as crianças criam auto confiança -> mensagens negativas: a criança entende que não pode fazer nada ou pode fazer tudo, tornando-se uma pessoa insegura -> dificuldades: desempenho escolar, estigma, interação social, baixa autoestima -> Orientações a professores, coordenadores e alunos.
Adolescência -> Período de mudanças e busca de novidades, autonomia, independência, bem estar social -> a epilepsia influencia na autonomia, relacionamentos sociais, estudos e futuro, autoestima e humor, restrição de atividades -> crises imprevisíveis ->preconceito.
Fase adulta -> Pessoas mais estabilizadas emocionalmente -> a epilepsia influencia no emprego (aumento da taxa de desemprego)-> baixo índice de casamento -> contato social prejudicado -> baixa autoestima -> problemas na sexualidade.
Divulgação de informações sobre epilepsia -> diminuição de estigma e preconceito.
Referência
- Vídeo-aula 7: Epilepsia nas diferentes fases da vida
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