quarta-feira, 25 de maio de 2011

Complexidade do desenvolvimento e educação de pessoas com necessidades especiais

O professor espera que todos entendam ao mesmo tempo, regularidade no processo de aprendizagem.

Essa forma de pensamento "fere, na verdade, noções de desenvolvimento e prendizagem que considera a complexidade (...) essa complexidade deve ser considerada para ser trabalhada com os alunos de forma produtiva."

Crianças com deficiências sensoriais tem o problema de aprendizagem amenizado por recursos tecnologicos e profissionais.
  • Criança cega ou  com baixa visão -> braile;
  • Crianças com surdez profunda ->: Língua de sinais (Libras);
  • Crianças com deficiência auditiva leve->aparelhos auditivos;
  • Deficiente físico -> Computadores, cadeiras adaptadas.
     
Deficiente intelectual -> Também é capaz de construir e desenvolver seus conhecimentos dentro de suas limitações -> Plasticidade cerebral -> potencial para recuperação funcional -> diagnóstico -> características específicas -> potenciais diferentes.

Referência
  • Vídeo-aula 23: Complexidade do desenvolvimento e educação de pessoas com necessidades especiais




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