Ao instruir o professor tem como função ensinar, transmitir conhecimentos no cumprimento dos conteúdos programáticos, enquanto que o educar refere-se a desenvolver as faculdades físicas, morais e intelectuais.
A instrução coleciona fatos, conhecimentos; a educação junta valores. Neste sentido, Georges Gusdorf afirma que “A pedagogia real situa-se para além dos limites de qualquer disciplina” Ou seja, a escola não deve ser vista apenas como um mero espaço transmissão de saberes, mas também como espaço de formação de indivíduos críticos, autônomos de forma que estes sejam preparados para o convívio em sociedade contemplando valores morais e éticos, aprendendo a conviver com as diferenças e a sobressair diante das dificuldades impostas pela sociedade.
Assim, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve ser vista como um espaço de formação e informação.
A instrução coleciona fatos, conhecimentos; a educação junta valores. Neste sentido, Georges Gusdorf afirma que “A pedagogia real situa-se para além dos limites de qualquer disciplina” Ou seja, a escola não deve ser vista apenas como um mero espaço transmissão de saberes, mas também como espaço de formação de indivíduos críticos, autônomos de forma que estes sejam preparados para o convívio em sociedade contemplando valores morais e éticos, aprendendo a conviver com as diferenças e a sobressair diante das dificuldades impostas pela sociedade.
Assim, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve ser vista como um espaço de formação e informação.
Referência:
Vídeo aula 1 - Papel do professor: ensinar ou instruir?
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