A construção moralidade foi estudada por Jean Piaget por meio de jogos de regras. Desde o nascimento a criança é submetida a regras disciplinares, no entanto não basta a obediência da regra por medo de punição, é necessário que a criança internalize o respeito as regras impostas pela sociedade, família, escola, etc.
Jean Piaget admitiu que a evolução do ser humano ocorre por etapas sendo a primeira delas denominada anomia. A criança nasce no estado da anomia, ou seja, há uma ausência de regras, ela não sabe distinguir o certo do errado. Com o passar dos anos a criança descobre que existem regras ,impostas pela família ou sociedade, das quais ela deve seguir. Isso se da por meio da interação com a família e outras pessoas, passando então para o estado chamado de Heteronomia. O desenvolvimento moral tende a autonomia, ou seja, o indivíduo tem suas ações mediadas pela consciência, as regras passam a ter caráter de necessidade interna para o indivíduo, seguindo suas convicções superando o egocentrismo e considerando também as demais pessoas.
A maioria das pessoas estaciona na fase de heteronomia, pois muitas vezes a escola ou a família, por meio da coação e do respeito unilateral, obriga a criança a obedecer, não permitindo que ela entenda o sentido do respeito as regras como importante para o convívio em sociedade.
Referência
- Vídeo-aula 1: O Juizo Moral na Criança
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