quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Conhecimento em rede

A construção do conhecimento deve ser vista como uma rede pela qual os alunos tem acesso as diferentes áreas do saber podendo relacioná-las quando assim necessário. A idéia de que os alunos são baldes vazios a serem preenchidos ficou ultrapassada.
O conhecimento como rede parte da idéia de uma grande teia onde os nós são os conceitos, as idéias, os significados e os fios que compõem os nós são as relações estabelecidas entre as abstrações e o mundo que nos cerca. Cabe a escola enriquecer e desenvolver estas relações.
O conhecimento não tem um centro. O que existem são centros de interesse do qual tudo se irradia, permitindo o tratamento de determinado tema sob várias perspectivas distintas, seguindo as pressuposições cartesianas de enca­deamento, pois tudo ocorre numa determinada sequência, entretanto, de uma forma mais complexa devido ao emaranhado de conecções na qual os conteúdos são organizados de formas significativas.

Referência

  • Vídeo-aula 13: Conhecimento em rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário